Páginas

DEIXE UM RECADINHO PARA MIM!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Organização do Departamento Infantil, Por onde começar?






Para que o Ministério Infantil de uma igreja cresça e dê frutos é fundamental uma organização completa neste departamento, incluindo capacitação de pessoas para trabalharem nesta área, como o ambiente, materiais, controle de crianças, etc...
Primeiramente, é preciso que para uma liderança eficaz e frutífera se tenha um líder compromissado com a Palavra de Deus, que ame trabalhar com crianças, que tenha uma visão de crescimento nesta área e que se preocupe com a vida espiritual das crianças e de seus liderados. Este líder, com a sabedoria do Espírito Santo irá selecionar as pessoas que tenham este ministério, pois há aquelas pessoas que querem trabalhar com crianças e não tem ministério, como existem aquelas que tem esse chamado, mas precisa de uma ajuda para se organizar e fazer com que as suas aulas deem frutos.
O próprio líder poderá se reunir com os seus liderados e ministrar uma palestra sobre este ministério, traçar propósitos, construírem juntos o que serão ministrados às crianças durante aquele mês, bimestre, semestre, etc. Criar oficinas que ajudem as professoras a prepararem bem a sua aula, como conhecer as características de cada faixa etária e o que pode ser explorado, como também, oficina de música, de dança, como contar histórias, como criar visuais de versículos, histórias, louvores, etc.
Depois de preparada a equipe que estará exercendo função no departamento infantil, é necessário organizar a salinha das crianças. É preciso que seja um ambiente que promova a espiritualidade, com cartazes com versículos e imagens, figuras de crianças orando, cantando, etc., além de materiais como folha A4, cola colorida, giz de cera, massa de modelar, lápis de cor, hidrocor, tesouras, colas, folhas coloridas, cartolinas, ...
Para que tenha um controle das crianças que participam, poderá fazer uma ficha com as informações sobre a criança (estarei postando um modelo em breve), caso ela não saiba dar as informações é só pedir aos pais, assim poderão manter contato com as crianças caso elas não apareçam mais, mandar um cartão de aniversário, etc.
Cada criança teria uma pasta com o seu nome para que fossem guardados todos os trabalhinhos realizados. As crianças gostam de levar para mostrar aos pais o que realizaram na salinha, mas é interessante que o departamento tenha trabalhos que fiquem arquivados na classe para que no fim do ano possam fazer uma festinha com elas e entregar todos os trabalhinhos em uma pasta.
E por fim, para que cada lição seja frutífera é importante que toda a equipe do departamento infantil se reúna periodicamente e façam juntas o seu planejamento, especificando que será ensinado por cada uma e que possam compartilhar ideias e abusar da criatividade que é uma característica essencial para um evangelista de criança.
Estarei postando em breve modelos de pastas, fichas de inscrição, figuras para decorar a sala, etc.





Viviane Martins!


Nenhum comentário: