Páginas

DEIXE UM RECADINHO PARA MIM!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

CONVERSA DE GENTE GRANDE

Em uma sexta-feira, dia em que estava escalada para ficar na classe, levei a minha aula preparada com tanto carinho. O tema que resolvi trabalhar naquele dia foi sobre a “Igreja”. Iniciamos com oração, depois cantamos cânticos, e a explanação do assunto foi uma conversa com as crianças sobre como era importante estarmos na igreja e porque vamos à igreja. Como base bíblica usei Salmos 122:01 “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”.

Depois de falarmos sobe a igreja dei uma atividade para as crianças fazerem. Era uma folha ofício com um desenho de uma igreja no canto e um espaço para que desenhassem ele e sua família indo para a igreja.
Depois de um tempo uma criança chegou perto de mim para me mostrar o desenho e só havia um bonequinho desenhado. Daí eu perguntei:
-Este é você indo para a igreja sozinho?
- Não, tia. Essa é minha mãe!
- E cadê você? Já está no lado de dentro?
- Não, eu estou nos Estados Unidos.

Sugeri então que ele terminasse de pintar o desenho e me distanciei dele, uma outra criança que observara a conversa perguntou ao menino:
- Mas cadê seu pai? Só está a sua mãe aqui!
- Eu não tenho pai, ele largou minha mão enquanto estava na barriga dela. Respondeu o menino.
Mas o outro retrucou:
- Claro que você tem pai, senão você não estaria aqui, você não iria nascer.
Outro menino entrou na conversa e disse:
_ Meu pai largou minha mãe quando estava na barriga dela, mas eu tenho pai.

E assim, ficaram conversando sobre isso enquanto pintavam o desenho, eram crianças de 5-6 anos. E eu de longe, paralisada e fascinada com a situação, observava essa conversa de gente grande.

Naquele dia a grande lição foi para mim, a de que devemos valorizar o que a criança pensa, os seus desejos e anseios, e de que não devemos tratar a criança como imaturas para começar a compreender a complexidade da vida.

VIVIANE MARTINS

Nenhum comentário: