Páginas

DEIXE UM RECADINHO PARA MIM!!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OS 10 MANDAMENTOS DA EBD JUNIORES

Em uma das minhas Classe de juniores eu elaborei umas regras para o nosso trabalho de Escola Bíblica. Eles copiaram no cadernos os 10 MANDAMENTOS DA EBD-JUNIORES, e fiz um cartaz de papel pardo e coloquei na classe para sempre que eles fixassem. Estou postando como sugestão para a sua classe. Deus te abençoe!!! Tia Vivi

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

OLHOS AZUIS- HISTÓRIA

FIGURA 1FIGURA 2FIGURA 3FIGURA 4FIGURA 5FIGURA6

Amy era uma linda menina de 3 aninhos de idade. Ela morava em algum lugar da Irlanda, em frente ao mar. (FIG 1)

Sua família era cristã. Eles iam todos os domingos à igreja e realizavam o culto doméstico... Amy era muito feliz! Ela amava sua família e admirava os olhos azuis de sua mãe e seus irmãos... Todos na casa de Amy tinham olhos azuis... Todos...MENOS.... Amy!!! O sonho dela era ter olhos azuis como o mar... Ah! como desejava isso!!!! (FIG.2)


Um dia, na escola dominical, ouviu a "tia" dizer: "DEUS RESPONDE A TODAS AS ORAÇÕES!"(FIG.3)

Amy passou o dia todo pensando nisso... À noite, na hora de dormir, ajoelhou ao lado da sua cama e orou: "Papai do Céu, muito obrigada porque você criou o mar que é tão bonito! Muito obrigada pela minha família. Muito obrigada pela minha vida! Gosto muito de todas as coisas que você fez e faz! Mas... gostaria de pedir... por favor... quando eu acordar amanhã, quero ter olhos azuis como os da mamãe! Em nome de Jesus, amém." Ela teve fé. A fé pura e verdadeira de uma criança. (FIG.4)

E, ao acordar, no dia seguinte, correu para o espelho. Olhou... e qual era a cor de seus olhos?... CONTINUAVAM CASTANHOS!
Por que Deus não ouviu Amy? Por que não atendeu ao seu pedido? Isso teria fortalecido sua fé? Bem... naquele dia, Amy aprendeu que um NÃO também era resposta! A menininha agradeceu a Deus do mesmo modo... mas... não entendia... só confiava. (FIG.5)

Anos depois, Amy foi ser missionária na Índia. Lá "comprava crianças para Deus" (as crianças eram vendidas por suas famílias - que passavam fome - para serem sacrificadas no templo, e Amy as "comprava" para libertá-las desse sacrifício). Mas, para poder entrar nos "templos" da Índia, sem ser reconhecida como estrangeira, precisou se disfarçar de indiana: passou pó de café na pele, cobriu os cabelos, vestiu-se como as mulheres do local e entrava livremente nos locais de venda de crianças. Emy podia caminhar tranqüila em todo "mercado infantil", pois aparentava ser uma indiana.
Um dia, uma amiga missionária olhou para ela disfarçada e disse: "Puxa, Amy! Você já pensou como você faria para se disfarçar se tivesse olhos claros como os de todos da sua família?
Que Deus inteligente nós servimos... Ele lhe deu olhos bem escuros, pois sabia que isso seria essencial para a missão que lhe confiaria depois!!!" Essa amiga não sabia o quanto Emy havia chorado na infância por não ter olhos azuis... Mas Amy pôde, enfim, entender o porquê daquele não de Deus há tantos anos! (FIG.6)

SE VOCÊ GOSTOU DAS GRAVURAS E DESEJA FAZER O SEU LIVRO, ESTOU DISPONIBILIZANDO AS FIGURAS PARA IMPRIMIR E COLORIR, É SÓ CLICAR ABAIXO:



http://www.mediafire.com/?nrp36bndr5einh1

VERSÍCULO EMBARALHADO







GINCANA - Versículo Embaralhado
• Escolha um versículo da Bíblia, quanto mais "desconhecido" mais difícil a tarefa.
• Escreva este versículo numa folha em branco e recorte as palavras (procure fazer cortes retos e iguais para que o desenho)
• Coloque as palavras misturadas num envelope e dê um a cada grupo para que montem o versículo.
Decida se irá permitir aos grupos consultar a Bíblia.
• O grupo que acabar primeiro ganhará (10 pontos).

PREPARAR, APONTAR, FOGO!




MATERIAL: 1 Bíblia para cada grupo, placar para anotar pontos.

Faça uma fila com cada um dos grupos. O primeiro da fila tem uma Bíblia na mão.
O professor diz: "preparar", estes devem então bater a Bíblia no peito e levantá-la acima do ombro. O professor diz: "apontar" e um fala um versículo e depois "fogo"

Quem achar o versículo primeiro ganha os pontos para o grupo, passa a Bíblia para o segundo da fila e vai para o final desta. E assim sucessivamente.

VIVER A PALAVRA DE DEUS





DURAÇÃO: 10 MIN.
MATERIAL: uma tigela ou copo com água, um giz, uma pedra e uma esponja.

Esta dinâmica trata-se dos participantes perceberem a importância de viver e transmitir a Palavra de Deus aos outros.

DESENVOLVIMENTO:
Coloque a tigela de água em local visível e vá mergulhando um a um os objetos e promovendo debate sobre a reação de cada peça à água e comparando com a forma das pessoas vivenciarem a Palavra de Deus. Também pode tomar algum texto bíblico que fale sobre evangelização, entrega e mudança de vida: não vou citar nenhum porque a dinâmica vem ao encontro da proposta do professor.

1. ÁGUA: fonte que restaura, purifica e que gera vida. Simboliza aqui a Palvra e o agir de Deus na sua vida.

2. GIZ: feito de cal e que absorve para si toda água. Simboliza pessoas que recebem a Palavra de Deus, mas ficam só pra si, deixando de anunciar e testemunhá-la.

3. PEDRA: material rústico que não deixa que nada penetre dentro de si. Pessoas que se fecham e não deixam que a Palvra de Deus as transforme e molde suas vidas como vasos nas mãos do oleiro.

4. ESPONJA: depois de molhada absorve uma certa quantidade de água, assim que aprtá-la ela transmite o que tem de mais precioso dentro de si que é a água que purifica e restaura. É a pessoa que absorve, escuta a Palavra de Deus, e deixa que transforme e modofique sua vida, tornando também testemunha fiel do Reino de Deus.

PROCURANDO JESUS

REBECA NEMER- TUDO DE BOM



1- Abertura Te Louvarei
2- Te Louvarei- te louvo
3- Senhor te quero
4- Tudo o que eu quero
5- Tudo de bom
6- Tudo tão perfeito
7- By by mamadeira
8- Melô do macaco
9- Marcha soldado
10- Parabéns
11- Herança
12- Tchutchuê
13- Levar a palavra
14- Canção do Meu viver
15- Te louvarei






É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO:
http://www.mediafire.com/?ktcjl71px7v1typ

ESTE CD, SIMPLESMENTE, É TUDO DE BOM. AINDA MAIS QUE TEM UMA MÚSICA QUE CANTO COM AS CRIANÇAS E JÁ PROCUREI ELA TOCADA E NUNCA TINHA ACHADO, E ELA GRAVOU, QUE É A MÚSICA TCHUTCHUÊ. MAS O CD TODO ESTÁ MARAVILHOSO!

SUGESTÃO- ROL DE BEBÊS


Rol dos Bebês
Como funciona: O objetivo do culto é pra evangelizar parentes, vizinhos e amigos. É você quem faz tudo. Você pede pra mãe a lista de convida, convite pode ser simples. Convido você para o culto do bebê da( colocar o nome da mãe) No dia e hora. No dia deve levar um cartão e uma lembrancinha pro bebê. Fazer lembrancinhas para dar os convidados, a lembrancinha de acordo com o tema. Por exemplo: Se você for falar sobre as vitaminas que seu filho precisa você pode dar um imã de uma fruta. A ordem do culto :* Palavras iniciais*Hino *Oração de gratidão pelo bebê*Leitura de uma poesia ou uma palavra que pode ser feito pela mãe.* Uma palestra.Então vou deixar algumas palestras aqui. Vou começar pelas "Vitaminas que seu filho precisa" Você compra uma cesta e frutas (Pode ser de plástico) Cada fruta representa uma vitamina. Dai conforme você vai falando você coloca uma fruta. No final dar a cesta com as frutas para mãe.
As vitaminas que seu filho precisa!
1- Vitamina A- Atenção- Todas crianças tem necessidade de receber dos pais uma dose diária desta vitamina. A criança se sente realizada quando percebe que é importante. Demonstre essa realidade, dando-lhe sua atenção!2- Vitamina C- Carinho- "Mamãe você não me beijou hoje,dê um beijo no meu machucadinho assim ele para de doer". Estas e outras declarações nós ouvimos de nossos filhos todos os dias. Diga fisicamente ao seu bebê e ao seu filho o quanto você o ama.3- Vitamina D- Disciplina- Esta é uma das vitaminas ambientais mais difícieis de serem administradas ao nosso filho. A Biblía diz em provérbios.23-13 "Não retireis da criança a disciplina,pois se a gastigares com vara não morrerá". Desde cedo a criança precisará aprender que certas regras precisam e devem ser obedecidas,pois assim se sentirá mais seguro. A disciplina não matará nosso filho,mas fará permanecer no caminho da vida.4-Vitamina E- Equilíbrio- Olhando o dicionário encotramos a seguinte definição sobre a palavra equilíbrio: Harmonia,justa medida.Sabemos como mães que é muito dificíl viver uma vida equilibrada,mas não é impossivel. A Biblía nos ensina a fazer.5-Vitamina F- Fé- Como vou falar de fé ao meu filho? Ele é tão pequeno! Mas ele pode aprender de Deus desde o ventre de sua mãe. A fé inabalável demonstrada pela sua mãe,através da confiança relacionada com seu nascimento perfeito,é sentida pelo bebê. Quando ele já está no meio de nós,as canções que cantamos para fazê-lo dormir,o cuidado com seu dia-a-dia devem expressar fé no Pai Celestial. Que possamos gravar na mente e no coração de nossos filhos a fé,através do nosso exemplo,pois terão assim certeza e confiança absoluta na existência de Deus.6-Vitamina O- Oração- O que virá a ser essa criança? Mesmo antes do seu nascimento,essa pergunta nos chega muitas vezes. Sabemos que somente Deus,tem conhecimento da resposta. Com oração e súplica a Deus nossos corações se tornam menos temerosos e mais confiantes. Os filhos gostam de ouvir seus nomes nas orações que fazemos
A oração é a base sobre qual estamos constituindo uma vida. Em Jeremias 33-3 Deus diz: "Clama a mim e respoder-te-ei e anunciar-te-ei coisa grandes e ocultas que não sabes".Orando recebemos as respostas; orando o Senhor nos anunciará o que devemos saber sobre a vida de nossos filhos. Somente a oração fará com que os filhos aprendam a conhecer a proteção espiritual que sustentará suas vidas.Como mães cristãs, oremos intercedendo constantemente por nossas heranças. Que você mãe possa receber essas vitaminas primeiramente na sua vida, busque a orientação de Deus no seu viver diário através da oração e da leitura da palavra de Deus.Extraido da revista: Raio Luz Depois você dá a cesta de frutas para mãe e distribui as lembrancinhas
Cultivando vidas!
com antecendência, um buquê de flores.Cada flor representará uma qualidade a sOrientação: Providenciar er cultivada pela mãe ao criar o seu bebê. Ter sobre a mesa uma jarra na qual serão colocadas as flores, á medida que a dirigente for apresentando as qualidades á mãe.Diridente: Querida mãe apresentamos hoje, através destas flores, algumas qualidades básicas que devem ser cultivadas por você ao criar o seu bebê, para que mais tarde, com alegria, você as veja inerentes desde pequenino ser que é parte de sua própria vida.1ª Flor: Fé- Colocar a flor no vaso, após o comentario, ou entregá-la á mãe.Quando Deus enriquece o lar, trazendo-lhe um bebê,muitas bençãos e responsabilidades chegam também. As crianças são vidas que vão desabrochando como a flor, que nasce com todo vigor na força do orvalho da manhã, prontas a receber de seus pais toda a orientacão para vida. Atende a mamãe para o que Deus recomendou ao seu povo;"Ponde pois estas minhas palavras ao vosso coração... E ensinálas-eis a vossos filhos,falndo delas..."(Deut. 11:18,19)É importante que desde os primeiros dias a fé no Deus verdadeiro seja cultivada, muitos lares têm perdido as bençãos do culto doméstico, com resultados muito tristes para as próprias familias. É necessário que desde pequena a criança aprenda a seguir o caminho que Deus lhe traçou. Mamãe não deixe que esta flor se murche, sem que seja cultivado por você.2ºFlor: Meiguice- Colocar a flor no vaso, após o comentário, ou entregá-la a mãe.Esta flor representa MEIGUICE. A vida da criança deve ser permeada de sua meiguice, revelada nas simples e ainda confusas palavras que pronuncia. Atende bem, mamãe para as sábias palavras de Salomão: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira".(Prov.15-1) Jamais grite com seu filho.3ªflor: Alegria- Colocar a flor no vaso após o comentário, ou entregá-la á mãe.Em geral a criança é portadora desta qualidade contagiante, e você mamãe, deve contribuir para que seu filho deixe sua alegria ser vista,
De modo que outros possam compartilhar dela."O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espirito se abate"(Proe.15-13) Lembre-se de não transmitir ao seu filho as pesadas preocupações do seu dia-a-dia.Conforte-se nas palavras de Jesus;"No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo,eu venci o mundo"(João.16-33)4ºFlor:Sabedoria- Colocar a flor no vaso após o comentario,ou entregá-la á mãe.O ser humano é a única criação de Deus provida de inteligência. É através de sua inteligência que a criança buscará a sabedoria. Desde cedo guie seu filho para as coisa sabias. A palavra de Deus promete:"Se alguém tem falta de sabedoria,peça-a a Deus que a todos dá liberalmente".Use pois de sabedoria para orientar o seu filho em sua vida.5ºFlor:Paciência-Colocar a flor no vaso,ou entregá-la á mãe.Oh, como as mães necessitam desenvolver esta qualidade. Na verdade nem sempre é facil. em determinadas situações manter-se paciente. Mas a paciência gera a mansidão, e muitas vezes,com paciência as situações dificeis tornam-se muito maisfáceis de serem resolvidas. Mamãe, seja paciente com sua querida criança.6ºFlor:Compreensão-Colocar a flor no vaso, após o comentário,ou entegá-la á mãe.A criança esta em sua fase de desenvolvimento físico, emocional e mental...e,por certo, passa por várias reações,por várias fases,como as da imaginação,quando muitas vezes diz coisas que não são verdade mas,que para sua cabecinha imaginativa são verdade...O bebê ainda não sabe falar e muitas vezes rebela-se pelo choro.Tudo isso precisa ser entendido com muita compreenção pelos pais, e principalmente pela mamãe, a pessoa que mais tempo passa junto do se filhinho.Assim como as flores juntas em um vaso são uma beleza sem igual,as qualidades aqui representadas, cultivadas na vida de uma mãe e desenvolvidas na vida de seu filho,farão de ambos vidas úteis á Deus.Obs: No final presentear á mãe com o vaso de flores.Extraido da revista:Visão Missionária
ESSE FOI UM PRESENTE DE TIA ROSE

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Criança e a Sua Vida Rica em Ensinamentos.




Observar uma criança pode ser mais rico e compensador para sua vida do que qualquer experiência ou programa de Auto-conhecimento.
Existem professores treinados em psicologia que sabem tudo da natureza humana e mesmo assim pouco tem a nos dizer. Uma criança, não sabe nada, e mesmo assim sua vida é o ensinamento mais rico do mundo.
Para a criança cada dia é diferente do outro. Ou seja, a dia anterior foi o dia anterior e não faz mais parte do seu passado. O novo dia é tudo o que lhe importa.
Do dia anterior a única coisa que ela traz é o que aprendeu e mesmo assim não sabe disso. Quer dizer ela não sabe que aprendeu antes como enfrentar uma situação nova do novo dia que surge a sua frente. Ela apenas enfrenta a nova situação, como se realmente fosse nova e dedica a ela toda sua energia e experiência acumulada.
Os erros que ela cometeu no dia anterior, ela não lembra mais. Mas agora ela já sabe o que é errado, só não lembra onde aprendeu isso. Se lembra, não dá importância a isso. O importante é que ela já sabe como não deve fazer uma coisa que fez errado antes.
No processo da descoberta de como resolver uma coisa, há imersão total. Todo o seu ser vai estar envolvido na solução daquele problema. Ela não consegue deixar para resolver depois, precisa solucionar logo aquele empecilho. Como ela não esquece, ela própria passa a fazer parte do problema. Assim o problema acaba fazendo parte dela e não sendo uma coisa separada. Sendo ela em si o problema, e como ela passa a viver 24 horas por dia com aquele problema, logo ela o compreende e assim ele, o problema, deixa de existir. Solucionado o problema, ela imediatamente o descarta da sua vida. Ou seja, aquilo não será mais visto por ela como problema, não importa quantas vezes mais ela o encontre daí pra frente.
Na busca de uma solução, como ela não tem conhecimentos sofisticados e a capacidade de complicar, suas soluções são as mais simples e diretas possíveis.
Ela costuma, baseada num problema encontrado, brincar com o problema durante sua busca de uma solução.
Então, problema para uma criança, na maioria das vezes, não são problemas de fato, são uma necessidade básica de aprendizado e motivação. Ambientes que não ofereçam desafios e problemas, não tem a menor graça para elas. Ou seja, problema para elas é quase como se fosse diversão pura.
No processo de busca de uma solução, ela desiste milhares de vezes, tenta milhares de vezes, mas desistir de verdade, isso ela nunca faz.
Um novo dia para uma criança, é de fato um novo dia. Esse novo dia não faz parte do dia anterior. É comum as crianças, brincarem com seus velhos brinquedos como se nunca os tivesse visto antes.
Pessimismo para uma criança é, ver a mãe ou o pai triste, irmão, amigo ou outra criança doente, adultos com problemas que fazem questão de externá-los na sua presença. Otimismo para uma criança é, ver um adulto com problemas sorrindo, outra criança doente sorrindo, pessoas da família tristes mas sorrindo. No seu mundo, existem apenas dois tipos de problemas, aqueles que devem ser enfrentados não importa a situação daquele momento e aqueles que devem ser esquecidos se não são importantes naquele momento.
Uma criança quando fica ou está doente, não sabe que ficar doente é ruim. Ela sente os efeitos físicos da doença, mas ela planeja seu futuro como se não existisse obstáculo algum à sua frente. Ela planeja seu dia seguinte como se nada estivesse acontecendo. Não desanima em momento algum, sabe na sua simplicidade psicológica que doença e saúde não estão separadas, tudo é uma coisa só. É muito importante notar que ela nunca diz: "Se eu ficar boa...", e sim "Amanhã quando eu melhorar eu vou fazer isso e aquilo...". Também ela ainda não teve tempo de desenvolver o apego às coisas, assim medo e insegurança não existe em seu mundo simples. Seu mundo se resume a duas coisas; O dia que ela está disposta para brincar e o dia que não está. Desse modo ela não vê doença e saúde como coisas distintas.
Uma criança tem a capacidade excepcional de guardar para sempre os bons momentos e usá-los como experiência pelo resto de sua. Tem também a capacidade de guardar para sempre os maus momentos e usá-los como experiência pelo resto de sua vida. Tem também a capacidade de não Ter saudade ou lembrança mórbida nem de bons nem de maus momentos.
Ela não conta os dias que já viveu ou ainda vai viver. Isso não tem a menor importância. Como ela não baseia sua vida nisso, quer aprender sempre e todos os dias. Ela sequer sabe o que vai fazer com o que aprende ou vai aprender, simplesmente ela quer aprender mais e mais. Se ela vai Ter tempo para usar o que está aprendendo ou vai aprender, não faz parte do seu pensamento. Viver para ela é uma coisa muito simples. Ela pensa, amanhã eu faço de novo. Nunca diz, amanhã eu tento de novo, ou diz, será que isso vai dar certo amanhã..?. Incerteza para ela é só uma palavra cujo significado ele desconhece. Fazer, não fazer, tentar e tentar mais, para ela é a mesma coisa.
O dia para uma criança, não tem o limite de oito ou vinte e quatro horas. Para uma criança o tempo cronológico não existe. Para uma criança o ano todo é igual a um dia. Noite e dia é a mesma coisa. A diferença é que uma parte é clara e tem sol e a outra não. Apenas o tempo psicológico faz parte de sua vida. E tempo psicológico não trabalha dentro dos ponteiros de um relógio. O tempo psicológico é toda sua vida naquele único minuto ou instante.
Origem: De Fonte Anônima - Alberto Filho - http://www.sitededicas.com.br/

IDEIAS CRIATIVAS




→ Quando a lição for sobre ovelha, Davi...

Faça máscaras de ovelhinhas na cartolina e coloque um e elástico fininho para prender na cabeça das crianças.
Cubra com algodão ou deixe só o desenho. Leve para a sala de aula uma camisa de um adulto para representar pastor, um cabo de vassoura para servir de cajado. Pronto para representar.

→Quando a lição for sobre chuva:

Receba as crianças, vestida com capa de chuva e com guarda chuva aberto. Depois explique: “Sabe por que estou vestida assim crianças? A nossa história hoje fala sobre chuva, quem já tomou banho de chuva?”.

→ Você ainda pode utilizar a janela do tempo:

Em meia folha de papel cartão (ou papelão) monte a “janela do tempo”, use papel crepom para cortina. No centro da parte inferior faça um corte para introduzir a figura relacionada ao tempo. Conforme o clima do domingo, você colocará a figura de sol, nuvem, chuva, ensolarado, chuvoso, nublado.
Você pode louvar ao Senhor com um cântico ou recitar esses versos, caso não saiba a melodia (esse é o meu caso rs*).

Domingo eu acordei, fazia sol na cidade.
Tomei meu chocolate, era dia do Senhor.
Fiquei muito contente, vim à igreja com amor.

Domingo eu acordei, chovia na cidade.
A rua estava cheia, era lama de verdade.
Peguei meu guarda chuva, era dia do Senhor.
Fiquei muito contente, vim à igreja com amor.

Domingo eu acordei fazia frio na cidade
A rua estava cheia de agasalho de verdade
Vesti o meu casaco, era dia do Senhor.
Fiquei contente, vim à igreja com amor.


→Para memorizar o versículo:

Numa folha ou em E.V.A. desenhe um menino ou uma menina só de short. Faça roupinhas com os versículos (cada peça de uma cor para ficar bem alegre), à medida que você for vestido o boneco, vá falando o versículo. Você pode utilizar o mesmo boneco várias vezes, se preferir coloque um nome no boneco.

→Centro do livro:

Organize esse espaço com estantes pequenas (caso tenha espaço) com livros ilustrados, de preferência para a faixa etária com a qual com você trabalha. Peça ajuda dos pais e da igreja através de uma campanha. Numa mesa pequena e baixa, ou mesmo uma caixa pode servir de mesa. “Prepare uma Bíblia”. Faça referência sempre como: “Livro especial”, “o melhor livro de todos”. Esse cantinho deve ser visitado sempre por causa da Bíblia.

→Quando a história falar sobre casamento:

Leve enfeites para as crianças: para as meninas um laço (pode ser de papel crepom) e para o meninos gravata borboleta,coloque a gravata e o laço em todas as crianças e diga que hoje vai ter uma festa.

BONECOS
Utilize aqueles bonecos que você tem em casa, como a Barbie ou Max Stel, vista com retalhos de forma a parecerem as roupas da época de Jesus e conte a história utilizando-os como personagens.


CENÁRIOS
Observe os brinquedos e seus filhos, sobrinhos, visinhos. Aquele brinquedo de casinha dá para fazer um cenário (caminha + cadeirinhas + mesinha) e usar em passagens como a de Marta e Maria que davam hospedagem a Jesus.


BICHINHOS
Veja se aquele bicinho de pelúcia serve para a sua história, como os leões onde Daniel foi lançado, os animais da arca entre outros.



PAINEL DE METAL
Se você não tem flanelógrafo, utilize um painel de metal (desses de colocar fotos), coloque as gravuras da história com pequenos imãs (cuidado para não deixar ao alcance dos pequenos).

PAINEL DE PAPEL CARTÃO DURO
Em lojas de artesanato é encontrada folha de papelão super duro e resistente, no formato 1,10 x 80 cm. O preço médio é de apenas R$ 4,50. É uma excelente opção para a criação de murais, painéis, cartazes para a sua sala de aula.

VÍDEO
Capture desenhos animados de história bíblica no site http://br.youtube.com/ e apresente através do computador ou DVD. Escreve "DESENHOS BIBLICOS" no campo de pesquisa. Não acho que seja pirataria gravar esses desenhos, pois se encontram disponível em um site de utilização pública.

FOTOS DE CRIANÇAS
Evitem enviar ou divulgar fotos que apareçam o rosto das crianças, pois isso, legalmente, é um direito autoral. Converse com os responsáveis e se julgar necessário faça uma autorização por escrito. Recentemente vi o caso de uma mãe que colocava as fotos da família em seu blog pessoal e acabou encontrando as fotos de suas filhas, que tirou durante as férias e elas estavam de biquini, em um site de pedofilia.

PUBLICAÇÕES
Sempre que enviar algum material que tenha sido impresso, informe o nome da publicação, edição e editora e, se houver, site e telefone. Assim dará a entender que é uma indicação. Evitar enviar o assunto completo, transmita em partes. O mesmo serve para algo que tenha pegado na Internet, informe a página e dê os devidos créditos a quem o fez. Tecnicamente o que está na Internet é domínio público e perde a característica de exclusividade, pois é impossível evitar que se façam cópias.


PAPELARIA
Verifique em escolas públicas/particulares a possibilidade de doarem aqueles pedacinhos de lápis, giz, papel, cola, tinta, etc. Muitos jogam fora quando fazem a limpeza de fim de ano e estamos na época certa para ir atrás. Em gráficas/editoras é possível conseguir a doação de papeis, pois é comum algum impressão sair errado e na maioria dá para utilizar o verso para fazer cartazes e outro. Em algumas fábricas há restos de materiais como couro, tecido, plásticos, etc. Há também algumas papelarias que jogam materiais fora, porque a embalagem estragou, o papel amassou ou sujou, o giz quebrou e eles não conseguem vender.


CAMPANHA
Independente do tamanho da sua igreja, peça autorização aos responsáveis, para fazer uma campanha de arrecadação ou de doações. Peça aos irmãos para fazerem aquela limpeza de fim de ano e verificar se há algum tipo de material de papelaria, livros, CD entre outros que eles não utilizam mais e possam doar. Vale lembrar que muitos já estão começando a comprar os materiais escolares para seus filhos e, de repente, Deus pode tocar no coração e alguém comprar uma caixa de lápis a mais, um pacote pequeno de folhas de sulfite, etc...
Comentei com minhas crianças que estava juntando tampinhas de garrafas para fazer um bonequinho para elas e de repente, há várias pessoas na igreja que estão trazendo tampinhas para mim. Quando pergunto como ela ficou sabendo elas dizem que é porque o filho falou e viu que algumas crianças estavam pegando e ela perguntou para quê?

LIÇÃO SOBRE REIS E RAINHAS

Dica de uma Professora da Escola Dominical de crianças de 3 a 5 anos:

- Ensinado sobre a rainha Ester, peguei várias bonecas do tipo Barbie - algumas eu comprei, outras pedi emprestado, peguei bonecos do meu filho e transformei todos em personagens da história bíblica: Ester, as outras pretendentes, Mordecai, Hamã e Assuero. Comprei umas roupinhas de bonecas num camelô, especialmente para representar as moças, que deviam estar muito bem vestidas para se apresentar ao rei. E para as outras bonecas, improvisei com retalhos de tecidos. Pintei a carinha dos bonecos, para colocar barba e fazer cara de mau em Hamã com lápis de olho. Fiz uma coroa para Assuero e consegui emprestada uma coroa de boneca.
E para completar, minha irmã comprou numa loja de artesanato, um monte de mini-comidinhas, a coisa mais linda, para fazer o banquete que Ester preparou para o rei. Contei a história com os bonecos e depois, deixei que as crianças brincassem um pouco com eles. Depois, passamos o DVD dos Vegetais que conta a história de Ester, para fixar ainda mais. Demos uma coroa para os meninos, dessa de papelão e para as meninas uma tiara, que custou 0,40 cada, para que elas se tornassem a rainha Ester. Elas ficaram encantadas.


CENÁRIO REAL EM MINIATURA

Dica de uma Professora da Escola Dominical de crianças de 3 a 5 anos:

Para a história de Débora e Baraque comprei nas lojas de R$1,99 alguns bonequinhos, tipo soldadinhos, custava R$2,99 pacotinho com 6. Fiz roupinhas para eles com retalhos de panos, no estilo da roupa dos israelitas e para os adversários, fiz as armaduras com papel laminado de cozinha, que é mais durinho. Os "carros de ferro" uma professora achou numa loja de festas infantis, era a carruagem da Cinderela. Tiramos a tampa e virou uma espécie de biga romana dos soldados inimigos. Peguei uma tampa de uma caixa de plástico e coloquei terra de jardim. Em outra tampa, de uma caixa de mil utilidades que tenho, coloquei uma peça de isopor, pintada em tom de terra, lá improvisei o monte onde Débora ficava e a palmeira, e também fizemos algo parecido com um curral, para os animais.
Fizemos Débora e Baraque, alguns israelitas e os inimigos, especialmente Sísera. Peguei uma garrafa de plástico dessas de água mineral e fiz uns furinhos. Colei a garrafa atrás de uma nuvem de EVA cinza. Na hora da história, coloquei água ali dentro. Fui contando a história e mexendo com os bonequinhos, as crianças vidradas na história e na hora da chuva, virei a garrafa, e a água saiu pelos furinhos, mas as crianças só viram a nuvem... Elas vibraram!!

LEVE ALIMENTO PARA A SUA SALA DE AULA

Dica de uma Professora da Escola Dominical de crianças de 3 a 5 anos:

- Na história de Adão e Eva, levei muitas frutas em pedacinhos para eles comerem e fui explicando que Deus tinha criado muitas frutas gostosas, mas só uma é que Ele disse para não tocar... As crianças comeram todas as frutas que levei, houve até disputa no final e depois os pais falaram - mas em casa, minha filha não come nada disso, mas na igreja comeu!

Na história sobre a Páscoa, fizemos uma "ceia" com eles, levamos carne assada desfiada para representar a carne do cordeiro, levamos agrião picado para representar as ervas amargas e pão árabe para representar o pão sem fermento. Com crianças pequenas dá pra fazer assim, com as maiores, é legal comprar o próprio matzá nas lojas judaicas.

Sempre que a aula tem a ver com algo de comer, levamos a "comida" da história para eles comerem.


PRAGAS DO EGITO

Dica de uma Professora da Escola Dominical de crianças de 3 a 5 anos:

Na história das pragas do Egito, uma professora nossa fez algo muito legal: pegou várias latas de leite em pó vazias e escreveu na tampa de cada uma o número de uma praga e dentro foi colocando algo que simbolizasse a praga. A do sangue, ela colocou tinta vermelha grossa, e derramou um pouco de água para fluidificar e as crianças viram "a água virar sangue", e foi colocando respectivamente nas outras: uma rã de plástico, gafanhotos, moscas, animais doentes tudo de plástico, encontrado em lojas de R$ 1,99. Improvisou os piolhos usando umas formigas de plástico - cortou com tesoura até ficar na forma de um piolho. Para simbolizar a praga da escuridão ela utilizou uma venda preta feita com papel crepom, para colocar nos olhos de todas as crianças. As feridas foram simbolizadas por cinzas e band-aids. E na última praga, colocamos um enorme papel pardo na parede, onde desenhamos uma porta. Pegamos uns rolinhos de tinta e demos para as crianças pintarem os umbrais com tinta vermelha, que era o sangue do cordeiro.
HERÓIS DA FÉ

Dica de uma Professora da Escola Dominical de crianças de 3 a 5 anos:

Na aula de Davi, fizemos uma capa em TNT. Confeccionamos também um coração em cartolina laminada vermelha escrito dentro o nome de Jesus em dourado, no melhor estilo super-herói! Explicamos que quem tem Jesus no coração, assim como Davi, se torna um verdadeiro herói da fé.
Nessa faixa etária de 3 a 5 anos eles vivem num mundo de heróis e princesas, os brinquedos e desenhos giram sempre em torno disso e é muito legal você mostrar que existiram heróis de verdade, homens e mulheres de fé, e que eles também podem se tornar heróis de Jesus.

A BÍBLIA ESPECIAL

Preparei uma Bíblia com uma caixa de papelão que veio um aparelho telefônico. Encapei com papel camurça preto e dentro coloco a historinha de cada domingo. Antes de contar a história vou abrir a "Bíblia" e tirar de dentro um rolo com a lição. Assim, as crianças irão registrar que estão aprendendo lições de vida retiradas da Bíblia, a Palavra de Deus.

APOSTILA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES COM MINISTÉRIO COM CRIANÇAS E JUNIORES



É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO:

http://www.mediafire.com/?7ojiqr9zp5k76bx

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

EM BREVE

Olá professores de Ebd!!!!
Estarei na sexta-feira , dia 07/01/2011, postando uma apostila que eu elaborei para professores com ministério com crianças e juniores. Com certeza será um manual para aqueles que sentem dificuldades de trabalha com crianças como para aqueles que querem aperfeiçoar e inovar, tornando-se o trabalho com crianças e juniores edificante e frutífero.
Beijosss
Viviane Martins